sábado, 10 de dezembro de 2011

O 25 DE ABRIL NO CUITO CUANAVALE

AL III dos "primos" no Cuito - foto de Gonçalo Carvalho
Fiz algumas operações com os "carcamanhos/primos".
Uma ficou marcada.
Base na N´Riquinha. Eu estava com o canhão no Cuito Cuanavale e fui fazer o acompanhamento, pois eles não podiam andar sozinhos. A operação acabou no dia 24 de abril de 1974. 
No dia 25, pela matina, arranquei para o Cuito. 
Como habitualmente, segui o Rio Longa e tive mais uma manhã agradável, com leões, hipopótamos e um javali transviado que "decidiu" fazer o resto da viagem connosco até ao aeródromo, pendurado no patim.
Marques e José Pedro Borges - foto de Jose Pedro Borges
Quando lá cheguei, já a agitação era enorme. O Martins, da DGS, pedia asilo porque tinha medo que a população o cortasse às postas, e não confiava no exército, que andava aos tiros em Lisboa. Os dois "carcamanhos" das comunicações pediam-me de joelhos que os levasse para o Runtu, porque o Cessna deles tinha ido com o Snowball, mais o nosso Comandante, que não me lembro quem era, directamente da N´Riquinha para o Runtu. Corri com o Martins e disse-lhe para ter juízo, que ninguém lhe fazia mal, falei com os FT, que estavam a zero de notícias, e pus os nossos mestres das comunicações a apanhar as notícias em Morse, o que conseguiram.
Foi assim que ficámos a saber o que se passava em Lisboa !


 Por:






Sem comentários:

Enviar um comentário