segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

AVIÕES DA AERONÁUTICA MILITAR - AVRO 626

Aviões da AM - Avro 626

Um dos 17 aviões Avro 626 construídos nas OGMA em 1938.
Para substituição dos velhos Avro 504-k e 548-A foi resolvido continuar a dar preferência à conceituada A.V.Roe Ltd., optando pela versão trilugar, com possibilidade de ter posto de metralhadora e portanto permitir o treino de tiro além do treinamento básico, do Avro 621 Tutor usado pela Royal Air Force. Dessa versão, designada por Avro 626, foram aquiridos catorze exemplares em 1936 (c/n 869, 890, 996-1007), sendo também construídos mais dezassete unidadess, sob licença, nas OGMA a partir de 1938. Estes aviões estiveram ao serviço até 1944 e 1952. (Crédito: "Os Aviões da Cruz de Cristo")
O avião de treino básico, Avro 626, nº 156 em Alverca, mostrando os dois postos de comando e o terceiro posto, previsto para montagem de metralhadora com «scarff-ring», destinada a treino de tiro. O motor era um Amstrong-Siddeley Cheetah V de 260 CV. (Crédito Cor. Pinheiro Correia)
Hidroavião Avro 626, nº 96, o último de uma série de 12 aviões recebidos pela Aviação Naval no final de 1938 e início de 1939. Podiam ser também equipados com trem de aterragem de rodas, nesse caso operando no C.A.N. de Aveiro. (Crédito M.C.Lopes)
Repetindo a coincidência de terem existido, simultaneamente no Exército e na Marinha, aviões de treino construídos pela A.V.Roe Ltd., os célebres Avro 504-k, a Aviação Naval decidiu usar a versão naval do Avro 626, já utlitizado pela Aeronautica Militar, e até construido nas OGMA, o que facilitaria a sua manutenção. Em Dezembro de 1938 foram recebidos de Inglaterra doze aviões de treino básico Avro 626 ( c/n 1091-1098 e 1126-1126), os quais podiam ser equipados com rodas ou flutuadores. Com um destes hidros realizou-se antre 1939 e 1940 o levantamento aéreo dos Açores. Estes aviões estiveram ao serviço até 1950. (Crédito: "Os aviões da Cruz de Cristo)
Detalhe do Avro 621 «Tutor», na origem do modelo Avro 626.
Um dos Avro 626 fornecidos ao Governo Brasileiro.
Algumas fotos e desenho do Avro 626. Créditos: jfs -ex-ogma.blogspot.com

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ANO NOVO VIDA NOVA

Caros Companheiros e Amigos:
ANO NOVO VIDA NOVA
Os Editores do Blogue pretendem para este ano imprimir uma nova dinâmica no que concerne ao funcionamento do mesmo.
Fazendo uma retrospectiva ao que têm sido os últimos tempos, verifica-se um aumento exponencial do acesso ao Blogue, na procura de “novidades”, principalmente nos excelentes escritos que nos vão chegando de companheiros Especialistas e também dos nossos camaradas Pilotos, isto não retirando mérito aos chamados “Cronistas Residentes” na poesia, nas histórias e contos, história e vídeos, etc.
Mas nós queremos mais, e assim, iremos alterar o LOGOTIPO do Topo do Blogue, onde a predominância do Clube de Especialistas do AB4, seja efectiva.
Aqui, merece uma reflexão o termo AB4, porque desde os princípios de 1962 era aqui que chegavam e eram destacados para os mais diversos pontos do Leste de Angola. É um facto que a partir de cerca de 1972, a chamada Base Operacional deslocou-se para o Luso, (geograficamente mais centralizada), mantendo-se Henrique de Carvalho como a Base de apoio logístico.
Todos foram e todos são do AB4, para efeitos de Blogue.
Uma referência, para muitos companheiros, que não tendo sido do AB4, mantêm uma total disponibilidade para colaborar em tudo o que é necessário para manter o Blogue dinâmico, por isso estão na nossa Base de Dados limitada a Nome, Anos de AB4 e Fotos (antes e actual), será implementada uma nova informação da Especialidade/Data Curso).
Pretendemos que seja mais fácil a pesquisa e localização de companheiros (muitos emigrados no estrangeiro) que quase diariamente nos questionam para saber de antigos companheiros.
Amigos e companheiros que voltaram a encontrar-se após quatro décadas, tem sido um êxito. Os mini-encontros têm sido frequentes.
Esperamos, assim que este espaço vos faça companhia e que vos possa oferecer alguns minutos de entretenimento e recordações.
Pretendemos ter uma BASE DE DADOS sempre actualizada com informação, mas correcta, para tal vos pedimos que vejam, se os vossos dados estão incorrectos ou se verificarem erros ou omissões nos dados de vossos conhecidos a vossa informação é imprescindível.
Necessitamos do vosso apoio em textos históricos no nosso tempo, recordações, currículos pessoais, fotografias ou outros, a fim de dar-mos continuidade às rubricas existentes.


Nós não queremos que tudo de bom e menos bom que passámos, seja esquecido.
Nós não queremos que os nossos companheiros que por lá ficaram sejam esquecidos.


Por agora é tudo deixando com o habitual abraço na esperança de um amanhã melhor.
Nota: Toda a correspondência que nos pretendam remeter, deverá ser feita para: